sábado, 4 de agosto de 2018

Pavimentação do Cairo e Escher

       
     Na aula do dia 31 de julho, começamos a aula fazendo um pentágono para pavimentar, o pentágono regular não é um polígono que pavimenta, porém nas ruas do Cairo, no Egito, há um pentágono equilátero, porém não equiângulo que pavimenta o plano. O novo campus da UFSB, terá as suas salas nesse formato, pois de acordo com o professor Joel, proporciona uma experiência diferente ao aluno, visto que passamos toda a nossa vida acadêmica dentro de salas com apenas quatro paredes. 
                                             

    


     Essa foto é a pavimentação que fizemos depois de desenharmos o pentágono do Cairo, com grupos de 4 pentágonos é possível formar um hexágono, e eles vão se complementando. 

     




      A segunda parte da aula vimos um pouco sobre Escher, que foi um artista holandês que utilizava várias técnicas da matemática na construção de suas obras, ele utilizava muito o princípio da pavimentação com os polígonos regulares, e depois começava a formar figuras. E depois fizemos um ladrilho de Escher que parte de um quadrado e no final também pavimenta o plano.





           Pavimentação feita a partir dos ladrilhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário