domingo, 19 de agosto de 2018

Areia Ancestral

       Reflexão a partir do texto "Areia Ancestral" do professor Rogério Ferreira:

          A matemática segundo alguns registros arqueológicos é tanto um fator cultural quanto parte da história do ser humano. A matemática muitas vezes pode estar relacionada à arte, e sempre está relacionada à cultura, visto que, para chegar a um resultado ou em uma fórmula é preciso que o criador esteja inserido em um contexto que o faça querer pesquisar essa fórmula. Um artista que soube combinar isso muito bem foi o holandês Maurits Cornelis Escher, que unia em suas obras matemática, arte e cultura, como por exemplo, em sua obra Metamorfose III, a matemática aparece nas bases geométricas que ele utiliza para começar a dar forma a suas imagens, a cultura vem de todo o contexto uma vez que cultura é o conjunto de hábitos e costumes são adquiridos pelo ser humano em uma sociedade. Na obra, esse exemplo vem principalmente na parte em que ele representa a cidade de Atrani na Itália, se essa cidade não fizesse parte da cultura dele, ele poderia representa-la. E a arte é simplesmente o conjunto das duas outras nesse contexto do Escher, visto que a matemática e a cultura do artista tornou possível essa obra de arte.

O potencial pedagógico da aprendizagem da matemática juntamente com a arte e a cultura é muito bom, uma vantagem dessa aprendizagem é que abrange vários alunos, no aprendizado comum, em que só a matemática é colocada no centro, só aqueles que têm afinidade que se sentem a vontade durante a aula, visto que para os outros não se torna interessante. Quando se incrementa a arte e a cultura, um espaço maior é criado para aqueles que não se sentiam tão à vontade, tendo em vista que eles começam a ver um sentido e uma aplicação para aquilo que normalmente só veem em números, sem muita explicação prévia. Portanto a abertura da matemática nesses pilares desperta interesse de alguns alunos para o conteúdo.
              
            Matemática e Espaço vêm com um novo significado da matemática que somos apresentados durante toda a vida escolar. Durante todo o tempo que passamos na escola, estudamos matemática, mas nunca somos apresentados a uma utilização prática da matéria, somente vemos fórmulas, as memorizamos, aplicamos ao exercício e depois aprendemos novas fórmulas... Ao estudar a matemática no componente, começamos pelo princípio, visualizando primeiro as dificuldades do problema e pesquisando uma forma de resolvê-lo, e só depois de tudo isso a fórmula é apresentada, baseada em nossas próprias conclusões do problema. Sem contar que temos uma introdução a cada aula para vermos uma aplicação prática daquilo que vamos estudar como, por exemplo, as sona, que logo aprendemos que os povos africanos as utilizam para passar lendas e contos de uma geração para a outra. Deste modo a matemática é ressignificada, aprendendo os motivos e as aplicações daquilo que estudamos, e fazendo artes com as mesmas. 

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